terça-feira, 15 de dezembro de 2020

FINAL DO CONCURSO DE FANTASIAS LITERÁRIAS

 Olá, galera!

Nosso concurso chegou ao fim, com gostinho de quero mais. Bem, mais o descanso é merecido, e que venham as férias!

Antes de tudo, quero agradecer aos alunos que participaram e ao júri que abrilhantou essa competição. 

Ah... o juri. Esse  júri composto por professores (de várias escolas), amigos e amantes do protagonismo  juvenil. Eles se encantaram com a criatividade e o capricho das fantasias, e aí mais uma vez, o meu sincero agradecimento. 

                                   VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS!!!  

Agora, chega de blá blá blá! vamos aos resultados!!!

Que rufem os tambores!

 

Primeiríssimo lugar:  A RAINHA DE COPAS  - 1099 pontos.


 

Segundo lugar: WANDINHA - 1080 pontos.

 

E pra ficar mais emocionante, empate no terceiro lugar com 965 pontos para:                                                   JACK e o FANTASMA.


domingo, 18 de outubro de 2020

Competição de Fantasias Literárias

 

😀  Olá, Galera!

Esse ano estamos experimentando novas possibilidades de estudar. E que tal uma nova maneira de festejar a semana do adolescente? 

Pensando nisso, a Sala de leitura está promovendo uma competição de FANTASIAS LITERÁRIAS.

Você não pode ficar fora dessa!!! 😉

 

 Use e abuse de sua criatividade. Utilize roupas e objetos que você já tenha em casa, faça adaptações, use maquiagens para dar mais vida a seu personagem. 👽

 

FIQUE LIGADO NAS ORIENTAÇÕES 👀


 👉  Todos os alunos da escola podem participar (6º ao 9º ano);

👉  Você escolherá o personagem de um livro ou gibi,  criará sua fantasia, fará uma self fantasiado(a) e enviará para o e-mail da Sala de Leitura.  Não economize na criatividade, kkk

saladeleiturapaulosilva@gmail.com

👉  No e-mail  você deve escrever o seu nome e turma;

👉  Junto com a foto,  o nome do personagem e livro ou gibi que te inspirou;

👉  Receberemos as fotos até o dia 31 de outubro.

👉  Os três primeiros colocados receberão um brinde da sala de leitura.

 

Qual será o brinde?

SURPRESA!!! kkkkk

 
 
Caso tenha alguma dúvida, deixe sua mensagem aqui no blog ou envie por e-mail. 
 VAMOS AGITAR, GALERA!


sábado, 19 de setembro de 2020

Teste como vai sua autoestima!

 

Autoestima...

- O que é isso?

Posso te dizer que ela é muito importante na minha ou na sua vida. Melhor dizendo, na vida de qualquer pessoa no mundo! Autoestima é a sua capacidade de se amar!!! De se cuidar, seja do seu corpo físico, seja da sua mente e também das suas emoções. Isso é um aprendizado para toda nossa vida. De todo ser humano, seja jovem, adulto ou idoso.

Ter esse sentimento de amor por você te trará mais saúde, mais alegria, mais prosperidade para a vida! E assim você poderá amar plenamente as pessoas importantes para você, irradiando essa felicidade para todos.


Vamos testar como vai a sua autoestima?! 

Então responda sim ou não para as perguntas abaixo, ok? 😉


- Você está sempre se comparando com outras pessoas? 

- Você está sempre se criticando?

- Você está sempre preocupado(a) com o que vão dizer ou pensam de você?

- Quando você se olha no espelho logo se liga em algo que não está bom no seu corpo? E fica muito incomodado(a)?

- Você está sempre se sentindo culpado(a) por alguma coisa?

- Você se sente triste a maior parte do dia ou com você mesmo(a) ou com as pessoas?

- Você quase sempre se sente envergonhado(a) interiormente?

- Você está sempre falando palavras ruins, chatas, reclamando para as pessoas ou as agredindo verbalmente?

- Você passa muitas horas do dia calado(a) e se sentindo mal?


Bem, se você disse sim para uma ou mais dessas perguntas, é um sinal que você  precisa melhorar sua autoestima!

Eu sei... nos dias de hoje, com tantas coisas acontecendo,  não é nada fácil conseguir isso. Mas temos que tentar, não é mesmo? Afinal de contas todos nós queremos ser felizes!! 

Procurar ver o lado bom das coisas... o lado bom em nós e nas pessoas... A valorizar nossas qualidades! E ter muita esperança, pensando que se não está bom agora, no futuro tudo será melhor! Essas são dicas muito boas para começar.




Agora pegue seu caderno e escreva sobre como você pode aplicar cada um desses ítens na sua vida. Depois guarde com você e leia sempre! Isso te ajudará muito, você verá!!!

Boa Sorte! 😉💚💛💜💙💗



Olá queridos! Os comentários deste post foram retirados para preservar a identidade de vocês! Ok? Mas assim que voltarmos as aulas voltaremos a este assunto! Combinados? Até lá!! Beijinhos!


💓💙💚💛💜💝


quinta-feira, 3 de setembro de 2020

A Mitologia Brasileira


Olá Queridos!!! 👦👧

O mês de agosto já acabou. Passa rapido. Né mesmo?

Mas não poderíamos deixar de falar um pouco sobre uma data muito importante do nosso calendário que se comemora nesse mês : Dia 22 de agosto - Dia do Folclore

Por isso resolvemos trazer um texto que achamos muito interessante e que nos faz refletir sobre algo que talvez nunca tenhamos parado pra pensar: 

Você já ouviu falar em Mitologia Brasileira?

Sabia que ela existe? 

Pois bem,  leia o texto, tire suas conclusões e deixe um comentário aqui com seu nome e turma, gostamos de saber que vcs estão acompanhando!

Boa leitura!!😄

💙💓💚💛💜💝


MITOLOGIA BRASILEIRA 

Por Marcio Couto ( Historiador)


Nós, que hoje vivemos em um  mundo moderno,  cercado de tanta tecnologia,  com acesso aos mais variados tipos de informações, seja pela internet, em bibliotecas públicas ou privadas,  pela TV a cabo ou pelos outros tantos meios de comunicação,  normalmente não nos damos conta da longa caminhada que a humanidade teve que dar para conseguir chegar até aqui. Caminhada ininterrupta e que foi sendo dado passo a passo por cada um de nossos ancestrais.

Nem lembramos que tudo o que temos hoje, que tudo o que somos, deve-se aqueles que nos precederam: Nossos pais, nossos avós,  os pais de nossos avós,  e os avós de seus avós,  numa corrente contínua até o início dos tempos.

Hoje ao olharmos para os imensos arranha-céus que pululam por todas as grandes metrópoles do mundo, nem lembramos que eles são frutos de um acúmulo de conhecimento de milhares de anos, que começou lá atrás quando alguém empilhou uma pedra sobre a outra, passando por alguém que teve a ideia de modelar o barro e criar o tijolo, com outro que teve a idéia de moer a pedra e fazer cimento. Assim cada prédio que vemos, como cada objeto, material ou instrumento que usamos, TUDO  neste nosso mundo moderno, por maior grau de complexidade ou tecnologia que tenha, dependeu para chegar onde chegou,  dependeu para que existisse hoje, que muitas pessoas tivessem acrescentado pelo menos  um  passo a mais aos passos que foram dados por outros antes dele.  TUDO!!! Veja bem, TUDO!!!

Mais isso não ocorre somente com coisas palpáveis,  máquinas, objetos, instrumentos ou construções que encontramos em nosso dia a dia.  Há todo um mundo de idéias, sonhos,  pensamentos, histórias e saberes que também foram sendo passadas de geração em geração,  contadas e recontadas,  transmitidas e absorvidas, algumas até esquecidas,  mas que ajudaram a criar o mundo em que vivemos hoje. Formas de olhar o que existe a nossa volta,  de explicar a vida, através de uma "logística" que muitas das vezes por não ter ainda os meios necessários para dar uma "razão" a tudo que era visível, precisava-se criar, usando a imaginação, uma forma de entender e de explicar o que era o  mundo para si mesmo e para os outros. É algo inerente ao ser humano. Hoje sabemos graças a invenção do telescópio e das viagens espaciais que as manchas escuras na superfície da lua não passam de sombras provocadas por depressões no solo lunar.  Mas e no passado? Quando não havia nem telescópios ou foguetes que nos dessem esta percepção para explicar aquelas manchas? O homem do passado era igual a nós.  Também queria descobrir o que havia por trás das coisas, tinha curiosidade, inteligência, queria explicar as coisas, mas não tinha os instrumentos, então o que ele fazia? Arrumava uma explicação, uma história que pudesse justificar. Neste caso, das manchas na lua, quantas vezes não ouvimos que antigamente na cultura popular brasileira aquelas manchas mostravam a imagem de São Jorge lutando com um dragão?  Hoje nós até rimos desta história,  mas antigamente quem a contava e quem as ouvia levava muito a sério tudo isso. Somos até tentados a pensar que eles eram assim porque eram mais "burros", "ignorantes" ou "ingênuos", mas isso é um grande preconceito nosso, homens e mulheres do mundo moderno, por acharmos que somos melhores que aqueles homens e mulheres que eram tão seres humanos quanto nós.  Estudos revelam que constituição física e mental dos seres humanos de 4 ou 5 mil anos atrás era  a mesma que a nossa. Só não tinham a mesma tecnologia que nós para explicar o mundo e o universo a sua volta, assim como nós temos hoje.

E o mais interessante é que muitas dessas histórias, desses contos, até hoje estão presentes entre nós, nos fascinam e mexem com a gente, fazendo parte do nosso dia sem percebemos  que são coisas "velhas", antigas, a ponto de muitos alunos que dizem odiar ter que estudar história no colégio, vibrarem com as aventuras do deus escandinavo Thor ou se deliciarem com o injustamente acusado de ser "ladrão de raios"  Percy Jackson  filho do deus grego dos mares Poseidon.

Tanto Thor, quanto Poseidon, fazem parte destas histórias que os homens de antigamente se valiam para explicar fenômenos, pois eles não tinham instrumentos de observação adequados que pudessem explicar.  Assim quando um meteorito caia na terra em forma de estrela cadente cruzando o céu a melhor explicação naquele momento seria algo tipo: que um grande deus teria atirado o seu poderoso martelo de um lado para o outro no céu, e de vez em quando irado jogava na terra causando grande medo e estrago. Os raios também eram interpretados como a grande arma de Zeus que por vezes enfurecido jogava sobre a terra. 

E quando vemos essas histórias narradas no cinema,  ficamos  fascinados, alguns que vão pesquisar mais a fundo seus heróis da telona e por fim descobrem que eles não passam de mitos muito antigos. Mais antigos que os avós dos avós de seus avós, de terras distantes no tempo e no espaço, mas que ainda hoje nos trazem valores como bem e mal, certo e errado, justiça e injustiça.

Falamos de Thor, Zeus e Poseidon, deuses que eram cultuados por povos do passado do continente europeu (no caso, Thor pelos antigos escandinavos  e Zeus e Poseidon pelos antigos gregos), mas não podemos nos esquecer que todos os povos do nosso planeta criaram suas histórias, seus heróis,  deuses,  vilões, monstros e espíritos para  explicar a vida, a morte, as doenças,  os medos, os fenômenos naturais e seus próprios valores éticos,  religiosos e culturais.

E o povo brasileiro também tem os seus mitos,  os seus contos e lendas para explicar o mundo a sua volta.

Por vezes parece que menosprezamos a palavra "Folclore"  como se fosse algo de segunda classe a ser aplicada a essa parte da nossa cultura brasileira e valorizamos o termo "Mitologia" para ser aplicado a culturas que historicamente consideramos superiores, talvez pela síndrome de vira-lata que nós brasileiros costumamos ter, acabamos falando em "Folclore brasileiro" e quase nunca nos referimos a 'Mitologia brasileira", como se essa última fosse privilégio de escandinavos e  gregos.

Mas para falarmos de uma "Mitologia Brasileira" devemos antes entender que:

Mitologia é o nome dado ao conjunto de crenças (mitos e  lendas) de determinado povo, bem como é a área do conhecimento que estuda os mitos de diferentes povos; já  Folclore é o conjunto de  tradições e usos populares transmitidos de geração em geração  que representa a identidade social de uma comunidade. Ou seja os mitos e lendas fazem partem de uma Mitologia que por sua vez  insere-se no Folclore de uma determinada sociedade. Ou seja, o Folclore é algo mais abrangente, pois além das lendas e mitos de um povo, envolve também sua musica, danças e canções,  culinária, vestimentas, hábitos, esculturas,  tipos de habitação e muito mais.

Assim vemos que não esta errado dizer que o Tupã, JaciIara ou a Cuca  fazem parte do Folclore Brasileiro da mesma forma que não está errado dizer que estes seres fantásticos fazem parte da Mitologia Brasileira, já que os elementos ( mitos, lendas, monstros e divindades) são objetos constituintes desta Mitologia e esta Mitologia é parte do grande conjunto folclórico brasileiro.

Nos, brasileiros, não devemos nos envergonhar da nossa cultura achando-a menor, menos rica, que a de outros povos. 

Ao colocarmos seres Mitológicos da clássica Grécia antiga, como o Minotauro ou o Centauro, por exemplo, lado a lado com os nossos seres Mitológicos, como a Feiticeira Cuca e o Saci Pererê, nossos contos populares em nada ficam a dever, seja em termos literários, de interesses culturais ou sociológicos, àqueles produzidos em outras partes do mundo. Zeus não é mais forte, poderoso, bonito ou importante que Tupã, mas para se descobrir isso  é preciso que cada brasileiro conheça um pouco mais da Mitologia do seu próprio povo, um pouco mais dessa nossa  "Mitologia Brasileira ".


                                                        💙💓💚💛💜💝


E agora? Deu vontade de conhecer mais sobre nossos seres mitológicos?


A mitologia brasileira é uma combinação fascinante de uma variedade de fontes, todas misturadas para criar um conjunto verdadeiramente diversificado de lendas, com uma vasta gama de personagens divertidos (e às vezes aterrorizantes)! Dos colonos portugueses que vieram para a América do Sul, a tradição e as religiões dos escravos africanos que foram trazidos para o trabalho das plantações, as tradições dos santos no catolicismo romano e a vasta variedade de histórias, feras e lendas que existem dentro das culturas de Os muitos grupos nativos que habitam as selvas amazónicas que compõem o país, surgiu uma rica tapeçaria de histórias!


Um abraço!

Não esqueça seu comentário aqui embaixo! 😀 👇

💙💓💚💛💜💝



segunda-feira, 13 de julho de 2020

Resultado do Concurso

📝 1º CONCURSO DE REDAÇÃO  📝


Tema: O LADO BOM DA QUARENTENA EM MINHA VIDA.

Classificação entre os alunos de 6º e 7º ano.

1º lugar - GABRIELE  da turma 1602 (com 199 pontos);

2º lugar – LETÍCIA da turma 1703 (com 192 pontos);

3º lugar – SARA da turma 1601 (com 170 pontos).


Classificação entre os alunos de 8º e 9º ano.


1º lugar – JULIA ROBERT  da turma 1902 (com 213 pontos);

2º lugar – YURI da turma 1801 (com 184 pontos);

3º lugar – BEATRIZ da turma 1902 (com 179 pontos).

Gabriele
Gabrielle

Julia Robert


Gabriele e Julia,

Parabéns pela vitória e que esta seja apenas uma conquista dentre muitas que ainda virão!


domingo, 5 de julho de 2020

1º Concurso de Redação

da Sala de Leitura

Chegamos ao final do 📝 concurso 📝, e queremos agradecer aos alunos(as) que participaram deste desafio. Foram trabalhos belíssimos! 😍 Textos que nos roubaram risos, nos emocionaram ou nos levaram à reflexão. Conseguir um vencedor 🏆 não foi uma tarefa fácil para nossos vinte e dois avaliadores,😂😂😂

domingo, 7 de junho de 2020

Dúvidas sobre o CONCURSO DE REDAÇÃO

Galera, espero que esses vídeos, possam ajudá-los na elaboração de seus trabalhos. Sua participação é muito importante 😊 .

 Você já enviou o seu trabalho?! NÃO???? Então não perca tempo!!!

                   📹 Vídeo 1 - Sobre as regras básicas do CONCURSO 📝.



📹 Vídeo 2 - Sobre o tema e a fotografia 📷.



OUTRAS PERGUNTINHAS RECEBIDAS

 

1. Há outra forma de enviar sem ser por e-mail?

SIM. Além do e-mail (saladeleiturapaulosilva@gmail.com), você pode enviar  para o  meu whatsapp ou do Coordenador Éder.

 

2. Pode ser um poema?

SIM. E ficaria lindo J.

 

3. Tem número mínimo e máximo de linhas?

NÃO.

 

4. Posso mandar sem a foto?

Se você enviar sem a foto, seu trabalho estará incompleto.

 

5. Vale ponto pra prova?

NÃO, mas vale uma linda cesta de café da manhã, kkkk.

 

6. O q acontece se eu não fazer?

Você não participará do concurso.

 

7. Eu posso mudar o tema?

NÃO. E só pra lembrar, o tema é:

🌿O LADO BOM DA QUARENTENA EM MINHA VIDA🌿


8. Minha internet é lenta, o que eu faço?

Esse problema não tenho como resolver.

 

9. Posso enviar duas redações?

NÃO.

 

10. Que critério será usado para a escolha do vencedor?

Avaliaremos a coerência entre o tema e redação, redação e foto.

 

11. Até quando pode mandar?

19 de junho.

 

12. Como será o envio da cesta de café da manhã?

Usaremos o serviço de entrega a domicílio.

 

13. O que tem dentro da cesta de café da manhã?

Só posso dizer que estará cheia de gostosuras, kkk.

 

14. Pode ser um texto fictício ou tem que ser real?

Tem que estar relacionado a sua experiência pessoal.

 

15. É algo sobre o coronavírus?

Não diretamente. Você deve escrever o que tem vivido de bacana durante esse período de pandemia (causado pelo coronavírus).


AH!!! SE AINDA ESTIVER COM DÚVIDAS, DEIXE SUA PERGUNTA REGISTRADAS AQUI, NO
COMENTÁRIO DO BLOG. ASSIM QUE POSSÍVEL RESPONDEREI 😘😘😘.

🌿BOA SORTE🌿





 

segunda-feira, 1 de junho de 2020

DESAFIO QUARENTENA!


DESSA VEZ O PRÊMIO CHEGARÁ EM SUA CASA!

  NÃO FIQUE FORA DESSA!



 “VOCÊ ESCOLHE rir ou chorar, ir ou ficar”

Cora Coralina nos desafia a confrontar nossos sentimentos e avaliá-los.

Que sentimentos guardar durante a quarentena?

VOCÊ ESCOLHE!

 

PRIMEIRO CONCURSO DE REDAÇÃO DA SALA DE LEITURA

 

Como Participar:


Passo 1 - Usando como inspiração as frases de Cora Coralina, faça uma redação, organizada em parágrafos, com o seguinte tema: O LADO BOM DA QUARENTENA EM MINHA VIDA.


Passo 2 - Ao final da redação, coloque uma foto que represente seu texto.


Passo 3 – Envie para o seguinte e-mail: saladeleiturapaulosilva@gmail.com


Passo 4 – Torça pra ser o vencedor!!! kkkk


Sobre o PRÊMIO :


O melhor texto com foto, receberá da nossa Diretora , como forma de carinho e incentivo a leitura, uma linda cesta de café da manhã em sua casa.





  

 

terça-feira, 21 de abril de 2020

PIT STOP DA LEITURA

O PEQUENO PRÍNCIPE - Antoine de Saint-Exupéry

"Sois belas, mas vazias. Não se pode morrer por vós. Um passante qualquer sem dúvida pensaria que sois parecida com minha rosa. Ela sozinha é, porém, mais importante que todas vós, pois foi ela que eu reguei. Foi ela que eu pus na redoma. Foi ela que eu abriguei do vento. Foi dela que eu matei as larvas. Foi ela que eu escutei se queixar ou se gabar, ou mesmo calar-se algumas vezes, já que ela é a minha rosa." 

Um trecho desse maravilhoso livro, que me ensinou a ser responsável pelo que cativo e aprender a cativar. Cativada por ele eu fui, e agora, mais que nunca, vejo nele mais que um passa tempo, mas um modo de ver a vida, um modo de ver uma vida mais bela... Que tal vermos a vida, como uma rosa? Quantos espinhos você acha que ela tem? De alguém que é completamente apaixonada por esse livro, a minha recomendação.
Nicole Soares - Turma 1901

Título: O Pequeno Príncipe
Autor: Antoine de Saint
Instituição: Virtual Books
Ano: 1943 – 1ª Edição
Número de Páginas: 70
Tipo: Livro Digital
Formato: PDF
Licença: Domínio Público


Descrição 
Publicado pela primeira vez em 1942 nos Estados Unidos e, três anos mais tarde, na França, O pequeno príncipe tornou-se obra de apelo universal, um clássico moderno traduzido para mais de oitenta idiomas.


Deixe-se conquistar pela fábula atemporal de Antoine de Saint-Exupéry e acompanhe o pequeno príncipe em sua jornada rumo ao nosso planeta. Lembre-se apenas de fechar um pouco os olhos e abrir bem o coração.



PIT STOP DA LEITURA

Aqui você sempre encontrará a indicação de um livro pra uma paradinha em sua rotina e se deliciar de uma agradável leitura.


MISTÉRIO NA BIBLIOTECA
Diversão, mistério e aventura.

Título: Mistério na Biblioteca
Autor: Sandra Aymone
Instituição: Educar DPaschoal
Ano: 2006 – 1ª Edição  

Número de Páginas: 011
Tipo: Livro Digital
Formato: .pdf
Licença: Gratuito

Descrição:
Uma divertida e misteriosa aventura em uma biblioteca faz Gabi descobrir a magia dos livros e a riqueza de suas narrativas. 
“Ficava intrigado como num livro tão pequeno cabia tanta história. O mundo ficava maior e minha vontade era não morrer nunca para conhecer o mundo inteiro”.